Sagrações na Fraternidade
- Mosteiro da Santa Cruz

- há 7 dias
- 1 min de leitura
O comunicado de Menzingen do dia 2 de fevereiro, festa da Purificação de Nossa senhora, nos anuncia novas consagrações episcopais para o dia 1° de julho próximo.
Após contato com Roma e após ter recebido uma carta que “não responde de modo algum a nossos pedidos”, o R.P. Pagliarani, Superior Geral da Fraternidade, apoiado no parecer unânime de seu Conselho, estima que “o estado objetivo de grave necessidade” no qual se encontram as almas exige uma tal decisão.
Não podemos senão nos alegrar com tal notícia, e acompanhamos com interesse e orações o desenrolar desta corajosa decisão bem conforme ao exemplo deixado por Dom Lefebvre.
Restará a observar o que a Fraternidade fará com outras decisões já tomadas no passado e que nos parecem não estar bem na linha de Dom Lefebvre, como a situação jurídica dos casamentos feitos na Fraternidade em comum acordo e sob a direção dos bispos locais, bem como a expulsão de Dom Williamson, que se opunha a uma perigosa aproximação com Roma em 2012.
Seja como for, nós nos alegramos com esta decisão e rezamos desde já por aqueles que receberão o episcopado no dia 1º de julho próximo e que terão, provavelmente, de suportar novas excomunhões.
A afirmação do “estado objetivo de grave necessidade” mostra que a Fraternidade emite o mesmo juízo que Dom Lefebvre sobre a raiz mesma de tantas decisões tomadas por Dom Lefebvre, no passado, e pela Tradição em geral, no presente e no futuro.
Que Nosso Senhor proteja a Fraternidade e toda a Igreja.
+ Tomás de Aquino O.S.B.


