Nossos trabalhos
Ao longo de sua história, o Mosteiro da Santa Cruz sempre desenvolveu trabalhos próprios para a subsistência de sua casa religiosa, mas também auxiliou tantos outros projetos de seus fiéis com o estímulo direto do mosteiro através de sua rede de amigos, expertise de seus membros e encorajamento ao surgimento de iniciativas que convergissem para o objetivo maior da existência do próprio claustro: todos os trabalhos se objetivando à maior glória de Deus.
Desta forma, ao descrevermos uma breve história de alguns deles, podemos dividi-los em dois segmentos: trabalhos internos próprios do Mosteiro e iniciativas de seus fiéis que encetam a manutenção do espírito beneditino no mundo secular. O que há de comum em ambas as modalidades é que apenas foram possíveis graças à generosidade e confiança de nossos doadores, que acreditam na fiabilidade de nosso Mosteiro e na seriedade de seus trabalhos físicos e, sobretudo, seu trabalho espiritual, que busca honrar a Deus em meio a uma sociedade que faz exatamente o oposto.
Nossos trabalhos monásticos
Durante mais de trinta anos de existência guardamos com bastante zelo o registro das atividades que foram desenvolvidas por nossos monges, em trabalhos lentos e pacientes, que visavam a garantia de alimentos para o claustro, a construção e crescimento do mosteiro e a produção artesanal de objetos de valor sacro. Apesar de que parte destes trabalhos cessaram com o trânsito natural de religiosos ou foram pausados em favor de outros de maior importância para o presente da instituição, ainda assim, tanto quanto no começo, nossos labores continuam vivos, silenciosos e intensos, testemunhando a doação diária à causa de Nosso Senhor Jesus Cristo que é a vida do monge.
Projetos exteriores que apoiamos
Falando em grandes trabalhos, nosso mosteiro já desenvolveu ou apoiou inúmeros, pela graça de Deus. Da mesma forma e com o mesmo cuidado, também apoiamos na comunidade do entorno do Mosteiro da Santa Cruz muitos outros pequenos trabalhos independentes que já ficaram para a história ou continuam hoje sua existência seguindo o ideário de São Bento.
Abaixo destacamos alguns deles:
Fábrica artesanal de velas de cera
Produção Agroindustrial de Abacates
Produção de hortifrútis (variedade de caquis)