top of page

Sem rumo e sem prumo



Por Gustavo Corção, publicado n’O Globo em 28-06-1973


Ofereço hoje ao leitor palavras do profeta Ezequiel, que me parecem dotadas de especial atualidade, e ofereço-as na tradução clássica de Antônio Pereira de Figueiredo, para assim proporcionar ao leitor uma página de boa língua portuguesa, além de uma sonora e atualíssima Palavra do Senhor:


1. E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:


2. Filho do homem, profetiza sobre os pastores d'Israel; profetiza, e dirás aos tais pastores: Isso diz o Senhor Deus: Ai dos pastores d'Israel que se apascentavam a si mesmos: não são os rebanhos os que são apascentados pelos pastores?


3. Vós Ihes comíeis o leite, e vós vos cobríeis das suas lãs, e matáveis as ovelhas que eram mais gordas; mas não apascentáveis o meu rebanho.


4. Vós não fortalecestes as que estavam fracas, e não curastes as que estavam enfermas, não ligastes os membros às que tinham algum quebrado, e não fizestes voltar as que andavam desgarradas, nem buscastes as que se tinham perdido; mas vós domináveis sobre elas com aspereza e com império.


5. Assim as minhas ovelhas se espalharam, por não terem pastor; e elas se tornaram em presa de todas as alimárias do campo, e se desgarraram.


6. Os meus rebanhos andaram erradios por todos os montes e por todos os outeiros elevados; e os meus rebanhos se espalharam por toda a face da terra, e sem haver ninguém que os buscasse, sem haver ninguém, digo, que tomasse o trabalho de os buscar.


7. Por isso, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:


8. Eu juro por minha vida, diz o Senhor Deus, que porque os meus rebanhos foram entregues a rapina, e as minhas ovelhas expostas a serem devoradas por todas as alimárias do campo, como quem não tinha pastor, pois que os meus pastores não buscaram o meu rebanho, mas só cuidavam esses pastores em se apascentar a si mesmos, e não davam pasto aos meus rebanhos;


9. Ouvi, portanto, ó pastores, a palavra do Senhor.


10. Isto diz o Senhor Deus: Eis aí vou eu mesmo sobre esses pastores a demandar o meu rebanho das mãos deles, e fá-los-ei cessar, para que nunca mais apascentem rebanho, nem os tais pastores se apascentem jamais a si mesmos; e livrarei o meu rebanho da sua boca, e ele lhes não servirá mais para sua comida.


11. Porque isto diz o Senhor Deus: Eis aí eu mesmo irei a buscar as minhas ovelhas, e eu as visitarei.


12. Bem assim como um pastor visita o seu rebanho no dia em que se acha no meio das suas ovelhas dispersas, assim visitarei eu as minhas ovelhas, e eu as livrarei de todos os lugares por onde elas tinham andado dispersas no dia de nublado e de obscuridade.


13. E eu as tirarei para fora dos povos, e as ajuntarei de diversos países, e as introduzirei na sua terra, e apascentá-las-ei sobre os montes d’Israel, ao longo das ribeiras, e em todos os lugares habitáveis do país.


14. Eu as levarei a pastar nas pastagens as mais férteis, e nos altos montes d'Israel será o lugar da sua pastagem; elas lá repousarão sobre as verdes relvas, e pastarão sobre os montes d’Israel em pingues pastagens.


15. Eu apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Deus.


16. Eu irei buscar as que se tinham perdido, e farei voltar as que andavam desgarradas, e ligarei os membros às que tinham algum quebrado, e fortalecerei as que estavam fracas, e conservarei as que estavam gordas e fortes, e eu as apascentarei em justiça.


17. Mas vós, rebanhos meus, isto diz o Senhor Deus: Eis aí julgo eu entre rês e rês, entre os carneiros e os bodes.


18. Acaso não vos bastava a vós nutrir-vos numas pastagens excelentes? Senão que sobre isto ainda pisastes aos vossos pés o resto dos vossos pastos, e, depois de terdes bebido uma água muito clara, turvareis com os vossos pés o resto.


19. Assim as minhas ovelhas vinham a apascentar-se do que tinha sido pisado com os vossos pés, e vinham a beber do que os vossos pés tinham turvado.


20. Por cuja causa isto diz o Senhor Deus a vás outros: Eis aqui venho eu mesmo a julgar entre as reses gordas e as reses magras.


21. Pelo motivo de que vós com os vossos costados e ombros lhes dáveis encontrões, e com os jatos das vossas pontas lançáveis por esses ares a todas as ovelhas magras, até serem com dispersão expulsadas fora.


22. Eu salvarei o meu rebanho, e ele não servirá mais de presa, e eu julgarei entre ovelhas e ovelhas.


23. E suscitarei sobre elas um único pastor que as apascente, meu servo David: ele mesmo as apascentará, e este mesmo terá lugar de seu pastor.

24. Eu porém, o Senhor, serei para eles o seu Deus, e meu servo David será no meio delas como o seu príncipe. Eu o Senhor é que falei.


25. E farei com as minhas ovelhas um pacto de paz e farei exterminar da terra as alimárias mais cruéis; e os que habitam no deserto dormirão seguros no meio dos bosques.


26. E pô-los-ei ao redor do meu outeiro para bênção, e farei cair as chuvas a seu tempo: elas serão umas chuvas de bênção.


27. E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará o seu germe, e as minhas ovelhas habitarão sem temor no seu país; e elas saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver quebrado as cadeias do seu jugo, e as tiver arrancado dentre as mãos dos que a dominavam com império.


28. E elas não serão mais a rapina das nações, nem as alimárias da terra as devorarão; mas elas habitarão com toda segurança, sem terem nada que temer.


29. E eu lhes suscitarei um germe de grande nomeada; e eles não tornarão a ser consumidos pela fome sobre a terra, nem trarão sobre si mais o opróbrio das gentes.


30. E saberão que eu, o Senhor seu Deus, serei com eles, e eles, casa d'Israel, serão o meu povo, diz o Senhor Deus.


31. Vós, porém, rebanhos meus, vós, rebanhos da minha pastagem, sois homens, e eu sou o Senhor vosso Deus, diz o Senhor Deus.


E AGORA, depois desse quadro em que o Senhor anuncia o dia do Juízo a apostrofa os maus pastores, ouçamos no Evangelho de Mateus esta palavra pungente em que, mais uma vez, Jesus se comove e chora sobre as multidões. E por quê? Porque as vê erradias, abandonadas a si mesmas, sem prumo e sem rumo. Eis o texto: "Entretanto ia Jesus dando voltas por todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas e pregando o Evangelho do Reino, e curando toda a doença e toda a enfermidade. E olhando para aquelas gentes se compadece delas, porque estavam fatigadas e quebrantadas como ovelhas que não têm pastor."


E AÍ ESTÁ a tecla em que batemos na profecia de Ezequiel: a calamidade do mau pastoreio é o objeto especialmente visado; aqui em Mateus, por via indireta e adjetiva, Jesus compadece-se da tristeza e do desamparo das multidões, e para exprimir bem tal miséria apresenta-se "como ovelhas sem pastor", para bem frisar que pior calamidade não há para um povo.


E AGORA nós corremos os olhos pelo povo de Deus no mundo inteiro e vemos por toda a parte, com raras exceções, a mesma desolação. Pobre gente! Sem prumo e sem rumo! Pobre gente! E para maior escárnio e maior crueldade, há lugares onde os pastores deixam suas ovelhas sem rumo nem prumo sob o pretexto de lutarem nas fileiras de uma Revolução libertadora: Pobre gente!

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page