top of page

O maior ensinamento de Dom Lefebvre

De tudo o que Dom Lefebvre nos ensinou, um ponto, parece-me, domina todos os outros. Esse ponto não é outro senão o de ouvir os Papas. Com efeito, se tivessem sido ouvidos, nem os Estados católicos teriam sido destruídos, nem a Igreja teria sido invadida por seus inimigos que hoje a ocupam.


Deus estabeleceu a Igreja para nos comunicar o seu ensinamento. Ouvir a Igreja é ouvir o próprio Deus. Mas como discernir a voz da Igreja? O combate de Dom Lefebvre respondeu suficientemente a essa questão. Basta recorrer a ele. O Pe. Calderón também estudou bem a questão. A voz da Igreja está na Tradição.


Mas voltemos mais diretamente aos Papas. Eles são o verdadeiro Magistério. Os Papas condenaram todos os erros de hoje. Não somente os condenaram, mas também denunciaram os homens e as instituições que os conceberam e os difundiram.


Se não quisermos ser submersos por esta crise, ouçamos Dom Lefebvre, eco fiel dos Papas, e os Papas, ecos fiéis da Verdade que é o próprio Deus.


São Bento começa sua Regra com a palavra: « Escuta » dirigida a seus discípulos. A Igreja, mais ainda, nos clama: « Escuta, meu filho, os preceitos de tua Mãe e inclina o ouvido do teu coração; recebe de boa vontade e executa eficazmente os conselhos de tua Mãe, a fim de retornar, pela obediência, à Tradição da qual te afastaste pela negligência da desobediência. »


Eis o que Dom Lefebvre nos ensinou. Ouçamo-lo. Ouçamos os Papas de antes do Concílio Vaticano II e alcançaremos o cume da doutrina e da santidade.


+ Tomás de Aquino O.S.B.

 
 

Posts recentes

Ver tudo

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page