top of page

XX – Encerramento dos Exercícios Espirituais e Recordações - Perseverança



Eis, ó caros filhos, encerrados os Exercícios Espirituais. Estais contentes por tê-los feito? Creio que nenhum de vós dirá que não. Vejo ainda a alegria gravada em vossos semblantes: sinal de paz que tendes no coração. Está-se bem com o Senhor ou não? E talvez algum de vós, no início, tenha visto nos Exercícios um espantalho! Agradecei, pois, a Deus, à Virgem e aos vossos Anjos da guarda, a grande graça que recebestes, com a qual agora vos tornastes tão caros ao Senhor.


Eu me consolo ao pensar que todos vós correspondestes tão bem aos favores divinos; porque atendestes com empenho e devoção aos Exercícios Espirituais.; ajudastes bem as contas de vossa alma; e esta manhã recebestes com tanta edificação o Cordeiro Imaculado Jesus. Em suma (como diz S. Paulo) vos lavastes e santificastes em nome de Jesus Cristo. Por isso, bendigo e rendo graças ao Senhor.


Mas, com a satisfação que sinto, sinto ainda certa perturbação: vem-me um temor... Sereis sempre tão caros a Deus e por ele abençoados? Ou abandonareis o serviço de Deus para servir o demônio?


Eis o triste pensamento que me perturba.


Por isso, vos digo como São Paulo “Permanecei firmes com o Senhor, ó caríssimos” (Flp 4,1). Permanecei sempre bons agora como sois. E para o conseguirdes, eis a última palavra do vosso pregador que tanto bem vos deseja. Escutai agora:


1 – Como deveis perseverar no bom caminho para vos salvar;


2 – Com que meios poder-vos-eis manter bons (e esses meios são as recordações que vos deixo).



I – Perseverança


1 – Não basta ter começado bem


Deve-se continuar na vida correta. É o Senhor quem o diz: “Ninguém que, depois de ter metido a mão no arado, olha pra trás, é apto para o Reino de Deus” (Lc 9,62). Deve-se, pois, cuidar, não do que está sendo feito, mas do que está para fazer. Diz São Bernardo que o prêmio é prometido a quem começa bem, e é dado a quem persevera. E Jesus Cristo disse claramente que “quem quiser salvar-se deve-se perseverar até o fim (Mt 24,13). Logo não disse que para ir para o Paraíso basta haver detestado os pecados, ter feito boa confissão, haver-se santificado; mas disse: salvar-se-á quem tiver perseverado até o fim.


2 – Quantos começaram bem e acabaram mal!


Olha Judas: era um Apóstolo e, de início, bom como os demais adeptos de Jesus Cristo. Também começara bem! Mas, depois...? Que lhe serviram os bons princípios? Por não ter perseverado, teve uma morte desesperada e acabou danando-se.


Os 40 Mártires de Sebaste – Em Sebaste, na Armênia, sob o imperador Licínio (320), havia 40 soldados cristãos. Por não quererem estes renegar a Fé e adorar os ídolos, foram cruelmente espancados à boca com pedras e metidos em hórrida prisão apertados por cadeias. Mas os valorosos continuavam a adorar Jesus Cristo. Então, sendo inverno, foram mergulhados até o pescoço num charco, para que de noite gelassem ali dentro; e lá estava colocada uma bacia d’água quente, como tentação. Mas aqueles intrépidos aguentavam o tormento do gelo que os apertava. Eis senão quando um deles, não suportando mais o martírio, saiu da água que se congelava e entrou no banho quente, renegando assim Jesus Cristo! Mas o desgraçado apóstata morreu logo.


Aquele soldado já havia confessado Jesus Cristo em tantas provas: podia aguentar mais um pouco e teria a coroa da glória como seus demais companheiros. Entretanto, eis a desgraça imensa, por não ter perseverado até o fim!


3 – Voltará a tentação


Ficai sabendo que o diabo não morreu, e as tentações ainda virão assaltar-vos mais terríveis do que dantes. Agora que o demônio ficou envergonhado e se afastou de vós, absolutamente não se dá por vencido. Sabeis o que faz? Di-lo o Evangelho: “Quando o espírito imundo (o diabo) sai de uma alma, vai-se com tanta raiva que não pode ter repouso; e diz: Voltarei à minha casa, de onde fui expulso. Mas, topando-a toda purificada e adornada das graças santificantes, traz, então, consigo mais sete espíritos infernais piores do que ele; e se consegue penetrar nessa alma, oh! pobre alma! ficará pior do que antes!” (Mt 12, 43-45)


Não estou aqui para espantar-vos, mas devo dizer-vos aquilo de que nos adverte S. Paulo: “É quase impossível (isto é, muito difícil) que tornem a converter-se a Deus aqueles que foram iluminados, e provaram os dons celestiais, e depois, cedendo às tentações, caíram de novo nos pecados mortais” (Hebr 6, 4-6).


Não poderia suceder isso a vós?


Mereceríeis, então, de Deus maior castigo. Se o Filho pródigo, depois de ter sido acolhido por seu pai com tanta bondade, ainda se tivesse afastado dele e de novo se entregasse aos vícios, não teria aquele pai sofrido muito mais? E afinal, quem sabe se o teria ainda perdoado? O Espírito Santo diz: “Ai daqueles que deixam os caminhos retos, e vão tomar os caminhos tortuosos!” (Eclo 2,16).


4 – Lutar para conseguir o Paraíso


O Paraíso é denominado uma palma da superna vocação: Bravium supernae vocationis (Flp 3,14); mas é preciso conquistá-la, correndo até a meta. É uma mercê: mas esta se dá aos bons obreiros, isto é, àqueles que servem fielmente ao bom senhor que é Deus. É uma coroa: mas para recebê-la é preciso lutar, não um dia, não um ano, mas até a morte. Di-lo o Senhor: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida eterna” (Apc 2,10).


Oh! Que consolação tereis, quando, após o breve padecer desta vida, virdes o bom Deus que vos dará ele próprio a coroa da glória eterna (1Pdr 5,4). Então não haverá mais para vós, nem aflições, nem misérias, nem dores; mas perpétua paz, eterna alegria, eterna riqueza, eterna felicidade! Não sereis, pois, perseverantes no serviço de Deus?


Coragem, ó queridos filhos! “Não deis nunca oportunidade ao diabo, exclama-vos São Paulo: Nolite dare locum diabolo!” (Ef 4, 27). Para que serviriam, afinal, os vossos bens propósitos? Para que serviriam esses santos Exercícios? Se deveis ainda cair nos pecados, poderíeis não vos levantar mais e danar-vos.


Direis: Como faremos então? Como poderemos manter os frutos desses Exercícios? Eis os meios, que são também as Recordações que vos deixo: vigilância e oração. São os que já sugeriu Jesus Cristo Nosso Senhor: Vigilate et orate.


(Extraído do livro A Palavra de Deus em Exemplos, G. Montarino,

Do original La Parole di Dio per la Via d’Esempi)

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page