top of page

XX – Encerramento dos Exercícios Espirituais e Recordações - Meios e recordações - Parte 2



II – Meios e Recordações


2 – Oração


a) O apelo a Deus


Eis o meio com que se vencem os inimigos; e a arma contra todas as tentações. Bem o sabe o demônio, que depressa começa a apanhar em suas redes quem não reza. Lembrai o fato de Sansão, cuja força estava nos cabelos. Tendo-o sabido, Dalila os cortou, e Sansão, perdida a força, tornou-se o escárnio dos seus inimigos que o aprisionaram (Jz 16). Assim fará o demônio se vos topa desarmados. Rezai, pois, amiúde e bem: recitai sempre vossas orações pela manhã e pela noite, e recomendai-vos a Deus nas tentações. Tende em mente o que disse S. Afonso: “Quem reza se salva, quem não reza se perde”. Rezando, manter-vos bons e salvar-vos-ei.


b) A frequência dos Sacramentos


Estes são a fonte de todas as graças. Jesus Cristo institui-os para curar as almas do pecado, e mantê-las na santidade. Se os negligenciais, ficareis fracos e não podereis dominar as vossas paixões; e assim, encaminhar-vos-eis facilmente pela senda dos pecados. Portanto, confissões e comunhões frequentes, e bem feitas. Não aguardeis a Páscoa para vos confessar e comungar. Não só então precisa disso a vossa alma, para estar em graça: precisa sempre.


“O médico para a Páscoa!” – Um jovem atravessava precipitadamente de carro uma praça pública, quando de repente o cavalo empina e o carro se vira. Aquele pobrezinho ficou todo machucado e ferido, e foi apanhado no chão pela gente que acorreu, a qual gritava: “Depressa um médico!”. O jovem, que ouvira estas palavras, exclamou: “Um médico? Ai de mim! Um médico para a Páscoa!”. As pessoas presentes julgaram que a queda lhe houvesse ofendido o cérebro. Esse jovem insensato representa alguns rapazinhos que se acham machucados na alma e dizem: Confessar-vos-emos na Páscoa.


c) A Devoção à Nossa Senhora


Os Santos Padres e os Doutores da Igreja são unânimes ao afirmarem que o ser devoto de Maria Santíssima é um penhor certo da salvação eterna. A Igreja exalta a Virgem dizendo, que dela tem vindo todo bem, e outra coisa não virá; chama-a causa de alegria, fonte de graça, escada que leva ao Paraíso, Porta do Céu. E diz ainda (com as Palavras da Sagrada Escritura) que “quem encontrá-la terá a vida e receberá a salvação de Deus” (Prov 8, 35). E o Ab. Guerrico sentenciou: “Quem tem devoção à Virgem está tão seguro do Paraíso, como se já lá dentro estivesse”.


E como não? Senda ela a nossa Mãe, ama-nos com um amor terníssimo, como não há mãe alguma terrena; e não vos deve importar ver-vos salvos?


Tende, pois, devoção à Nossa Senhora. Mas é necessário que essa devoção seja sincera: que consista em amá-la, em servi-la e em imitar as suas virtudes. Por isso recorrei a ela todos os dias; prestai-lhe constantemente algum obséquio; recitai frequentemente o rosário; visitai-a nas igrejas; saudai as suas imagens; invocai-a nas tentações. Aí sim, que tereis a sua maternal proteção, e obtereis dela ir para o Paraíso.


Conclusão


E agora, ó queridos filhos, só me resta invocar sobre vós as bênçãos de Deus. Mas direi primeiro o que disse S. Paulo ao povo de Mileto, a quem havia pregado: “Agora vos recomendo a Deus e à sua graça: Nunc comendo vos Deo, et verbo gratiae ipsus” (At 20, 32), a fim de que disponha vossas almas a receber tão grande bem.


Em nome, pois, de Jesus Crucificado, mais com o coração do que com a boca vos abençoou a todos. Abençoou vossas almas para que vivais sempre na graça de Deus; os vossos corações, para que ameis a Deus sobre todas as coisas; os vossos sentidos e os vossos corpos, para que deles vos sirvais somente para a glória de Deus e para consecução do vosso último fim.


Abençoou também vossos pais e superiores, aos quais é confiada a vossa educação, para que tenham sempre as luzes celestiais e as graças divinas a fim de proporcionarem o vosso máximo bem espiritual. Ponde-vos agora de joelhos e juntai as mãos.


E vós, ó amabilíssimo Jesus, Redentor nosso, abrindo agora os tesouros de vossa infinita misericórdia, derramai sobre esses queridos jovens, que redimistes com o vosso sangue, as vossas graças mais eficazes e as mais copiosas bênçãos; e fazei que estas os acompanhem em todos os passos de sua terrena peregrinação até a consecução do prêmio que lhes dareis no Paraíso.


Benedictio dei Omnipotentis...


(Extraído do livro A Palavra de Deus em Exemplos, G. Montarino,

Do original La Parole di Dio per la Via d’Esempi)

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page