top of page

Boletim da Sta. Cruz - Nº 57 [Português]


Boletim 57 PORTUGUES
.pdf
Download PDF • 189KB


+

PAX




BOLETIM DA SANTA CRUZ


Nº 57 - MARÇO DE 2023


Caríssimos amigos e benfeitores,


A Providência nos privou do Rev. Pe. Joaquim, membro da comunidade fundada pelo Rev. Pe. Jahir Britto, em Candeias, Bahia.


O Pe. Joaquim fez seus estudos em Avrillé. Ele cuidou de muitas missões no Brasil e no Paraguai. Foi um diretor espiritual muito apreciado. Foi professor de História no Mosteiro da Santa Cruz e se preparava para ensinar no Seminário Imaculado Coração de Maria (perto do mosteiro). Ele deu um belo exemplo de conformidade com a vontade de Deus durante sua doença, pondo na parede de seu quarto, no hospital, palavras semelhantes às de São Geraldo Magela, dizendo que ali só se fazia a vontade de Deus.

Que nossa gratidão e a de todos os que receberam graças por meio de seu apostolado se una às nossas orações pelo repouso de sua alma.

Quase que ao menos tempo, por graça de Deus, um novo sacerdote foi dado à Santa Igreja. O Reverendo Padre Elias Tortio Guiao, ordenado para a Congregação do Rev. Pe. Chazal, é filipino e exercerá seu apostolado nas Filipinas.

O dia da ordenação foi o dia da festa de Nossa Senhora de Lourdes. “Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher revestida de sol, a lua a seus pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas”. Eis aí a salvação: Ela vem por Nossa Senhora. O sacerdócio deve ser posto nas mãos de d’Ela. O sacerdote deve deixar-se conduzir por Nossa Senhora. Deixar-se conduzir por Ela é deixar-se conduzir pelo Espírito Santo.


Desejamos ao Rev. Pe. Elias que ele seja fiel, que seja prudente, que seja paternal e maternal para com as almas, como salientou o Pe. Chazal no sermão da primeira missa do Pe. Elias. O sacerdote deve ser uma mãe que engendra as almas para o céu; que sabe perder o seu repouso e dar sua vida para a salvação das almas.


+ Tomás de Aquino, OSB


 

DOUTRINA

A finalidade do sacerdócio


“As palavras que o sacerdote pronuncia sobre a Sagrada Eucaristia constituem a reatuação do sacrifício de Nosso Senhor e, ao mesmo tempo, constituem este Sacramento extraordinário, admirável, misterioso e divino da presença de Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia, para entregar-Se-nos como alimento.

O coração, a essência e a finalidade da ordenação sacerdotal é o Santo Sacrifício da Missa. É exatamente isso que diz o Concílio de Trento. A finalidade do sacerdócio é consagrar, oferecer, administrar: consagrar a Eucaristia, fazer vir Jesus – que é Deus – a nossos altares, oferece-Lo de novo a Deus Pai pela salvação das almas e dá-Lo às almas. Que coisa tão admirável e sublime, ao mesmo tempo que simples!

Quando o sacerdote pronuncia as palavras da Consagração, ele faz descer ao altar o Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ainda que o sacerdote seja uma pobre criatura, pequena e insignificante, por suas palavras tem o poder de fazer com que o Criador de todas as coisas e Redentor do universo, Nosso Senhor Jesus Cristo, desça. Assim como a Santíssima Virgem pôde fazer descer a Seu ventre o Filho de Deus através de Seu fiat, o sacerdote cada vez que pronuncia as palavras da Consagração, faz descer a nossos altares o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, com Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Tal é o poder do sacerdote, poder incrível e inimaginável. Que Nosso Senhor haja concedido esse poder a algumas criaturas, é um ato de Sua onipotência e de Sua grande caridade para conosco, com a finalidade que se aplique a Sua Redenção.”


D. Lefebvre

Que essas palavras nos façam refletir sobre o grande presente que foi dado ao mundo pela ordenação do Rev. Pe. Elias, bem como sobre a grande perda que sofremos pelo falecimento do Rev. Pe. Joaquim FBVM.

Que Deus tenha ao P. Joaquim em Sua glória e auxilie ao P. Elias no cumprimento de seu múnus sacerdotal.



 

CRÔNICA

2022


- 7 de outubro: vestição das Irmãs Maria Madalena e Maria Emanuel. A cerimônia se realiza no mosteiro das irmãs, presidida por D. Tomás de Aquino. Estiveram presentes, vindos de longe, familiares das novas noviças.


- 8 de dezembro: vestição do nosso Ir. Dionísio.


2023


- 3 de janeiro: viagem de D. Prior em companhia de Ir. Bernardo a Candeias, BA, para visitar o Pe. Joaquim FBMV, que se encontra gravemente doente de câncer. D. Prior aproveita a ocasião para conferir o Sacramento do Crisma a muitos fiéis que assistem à Santa Missa no Mosteiro de Nossa Senhora da Fé.


- 8 a 18 de janeiro: acampamento para meninos, sob a direção do nosso oblato secular Ir. Rafael.


- 16 a 30 de janeiro: viagem missionária de D. André a Manaus.


- 8 a 15 de fevereiro: visita do Rev. Pe. Chazal, fundador e superior da Companhia de Maria, à qual pertence o Padre Elias, que está conosco há aproximadamente um ano.


- 10 a 14 de fevereiro: viagem missionária de D. André aos Estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, onde ele atende as Irmãs Escravas de Maria e de vários fiéis da Resistência.


- 11 de fevereiro Festa de Nossa Senhora de Lourdes: ordenação sacerdotal do Rev. Pe. Elias Guiao, Filipinas. Ele deverá passar ainda um tempo no Brasil, depois do quê, irá para seu campo ordinário de apostolado, que é a Austrásia, sob a direção do Rev. Pe. Chazal.


- 16 de fevereiro: falecimento do Rev. Pe. Joaquim FBMV. Grande foi a tristeza de todos ao perder um sacerdote tão piedoso como bem formado e apostólico. Rezemos por sua alma e esperemos que, do Céu, ele nos ajude nestes tempos difíceis por que passa a Santa Igreja e o mundo.


Nesse mesmo dia, recebemos de um generoso benfeitor bancos para o nosso galpão, que serve de igreja para as Missas com maior presença de pessoas.


- 18 a 20 de fevereiro: retiro de Carnaval, organizado pelo Rev. Pe. Deivid Nass, em nossa escolinha.


 

NOTA DO CELEIREIRO

Caros amigos e benfeitores, várias medidas foram tomadas ultimamente para conseguirmos alguma ajuda financeira vinda do próprio terreno do nosso mosteiro: uma pequena horta muito bem estruturada feita pelo Pe. Elias, filipino, para nosso consumo; um arrendamento de grande extensão de terra a um vizinho, fiel da Resistência, para plantio de frutas a serem comercializadas; corte de quase todos os nossos eucaliptos para venda; arrendamento de pequena área para uma outra horta, a ser feita por um outro vizinho nosso. Ademais, nossa escolinha está conseguindo vários benfeitores, exclusivos para arcar com seus diversos gastos.

Contudo, essas entradas ainda ficam aquém do que é necessário para manter o conjunto das coisas que devemos levar à frente, o que nos obriga a recorrer à generosidade e à caridade de mais benfeitores.

Por isso, pedimos-lhe sua ajuda para podermos manter de pé nossa vida monástica, cujo valor sobrenatural, para todo o mundo, excede tudo o que podemos imaginar. Que Deus lhes pague em cêntuplo.



D. João Batista, OSB +


 

AJUDE NOSSAS OBRAS


Manter a vida monástica e o apostolado de nossos padres



BANCO DO BRASIL - 001

Ag.: 0335-2

Conta Corrente: 73512-4

Mosteiro da Santa Cruz

CNPJ: 30.177.471/0001-30

Pix: mostsantacruz@gmail.com


Manter nossa escolinha de crianças e adolescentes


BANCO BRADESCO - 237

Ag.: 1332

Conta Corrente: 9449-8

Mosteiro da Santa Cruz

CNPJ: 30.177.471/0001-30

Nossas irmãs beneditinas


CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - 104

Ag: 0061

Conta Poupança: 64629-0 (Op. 013)

CPF: 195.583.685-04

Maria Monica M de Brito


Ou PIX: 11915837405

Kevenny Emanuelle S N de Lima

Informar doação para as irmãs: 71 999922405



Doações estrangeiras


www.mosteirodasantacruz.org/doacaointernacional


PayPal


santacruzpaypal@gmail.com



CONTATO

Mosteiro da Santa Cruz – Secretariado

Caixa Postal 96582

Nova Friburgo-RJ

28610-974

BRASIL


mostsantacruz@gmail.com



UT IN OMNIBUS GLORIFICETUR DEUS


Boletim 57 PORTUGUES
.pdf
Download PDF • 189KB

Posts recentes

Ver tudo

Resposta ao Padre Jean-François Mouroux

+ PAX Por S. Exa. Revma. Dom Tomás de Aquino, OSB O Rev. Pe. Jean-François Mouroux, superior do priorado de São Paulo, numa carta dirigida a seus fiéis, procura prepará-los para as futuras sagrações n

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page