top of page

Comentários Eleison nº 810



Por Dom Williamson

Número DCCCX (810) – 21 de janeiro de 2022


SACERDÓCIO APRECIADO – I

Pobres modernos, com seus intermináveis psi-, psi-, psi-!

Eles estão certos que a alma, ou “psique”, é uma mentira!


Aqui está outro testemunho fascinante de um jovem moderno, que mostra como o mundo de hoje está desesperado para preencher o vazio deixado pela rejeição a Deus Todo-Poderoso e Seu divino Filho, Jesus Cristo, e Sua Igreja Católica. Estudando “Psicologia” na universidade, ele recebeu uma grande graça de conversão pela qual passou a ver que tudo o que um “psicoterapeuta” pode fazer, um padre pode fazer melhor – onde há a Fé. Leia:


Dediquei cinco anos ao estudo da psicologia em uma universidade moderna. Tenho apenas 23 anos, então esses cinco anos foram uma boa parte da minha vida. Eu estava me convertendo durante a universidade, ao mesmo tempo que cheguei a convencer-me dos Preambula Fidei (razões que levam à fé), e dei meus primeiros passos em direção ao catolicismo. Então, na metade dos meus estudos universitários, eu já era católico, mas ainda não havia me dado conta do problema da Neoigreja. No entanto, quando saí da universidade, percebi que a Neoigreja representava uma nova religião, e rompi com ela.


Ao desenvolver-me na instrução religiosa e na filosofia tomista, percebi que o que chamam Psicologia não é Psicologia, mas um conjunto de disciplinas que servem à chamada “Psicoterapia”. Entre essas disciplinas certamente está a Psicologia, mas a disciplina principal é na verdade a Ética. O que um psicólogo faz, mesmo que conheça a pequena parte útil da ciência moderna, é antes Ética, e é a mesma coisa que os padres de antigamente faziam, utilizando a Ética teológica, que é exatamente uma parte, embora não a principal, da direção espiritual.


Percebi, depois que comecei a cuidar de pacientes, que os transtornos mentais sempre se resumem a um problema ético ou religioso, a vícios capitais, e sua cura sempre depende da virtude, mesmo que os vícios de alguns pacientes tenham vindo de sua condição corporal, de alguma doença fisiológica ou psiquiátrica, etc. Então, depois disso, vi que levar meus pacientes à cura sempre exigia dizer coisas que deveriam ser ditas por um padre na direção espiritual. Procuro não dar ordens como as que um padre poderia dar na direção espiritual, e sempre proponho as coisas como sugestão. Na verdade, quanto menos fé um paciente tem para recorrer a um padre, mais eu “tomo as rédeas”; e quanto mais fé um paciente tem para confiar em um padre, mais eu lhe digo que recorra em última instância a um padre, sobretudo quando esse paciente precisa de algum conselho prático.


Mas não tenho certeza se essa profissão, que é moderna, deveria existir ou ser exercida por leigos. Posso ter tido, apesar das minhas fragilidades pessoais, alguns bons resultados, sempre olhando as coisas pelo ângulo da Ética de Santo Tomás, mas às vezes tenho que fazer ou falar coisas que deveriam antes ter sido feitas ou ditas por um padre. É verdade que o número de padres é muito reduzido, e a direção espiritual hoje em dia é algo que só se consegue com muita sorte, porque os padres tradicionais têm multidões para atender. É verdade que às vezes posso ver as coisas de um ângulo diferente que o padre nem sempre pode ver, mas a realidade é que não tenho nem a graça de estado nem as prerrogativas de um padre.


Sei que em 1953 e em 1958, Pio XII falou aos Psicólogos e Psicoterapeutas, e nessas alocuções aprovou implicitamente a profissão. Mas especialmente na alocução de 1958, o Papa parece partir de algumas premissas erradas. Ele mostra uma certa incompreensão do que é ciência, confundindo-a com a ciência moderna, e também uma certa ingenuidade em relação à psicologia moderna. Então eu me pergunto se a aprovação dele é realmente justificada. Pra resumir, um leigo pode ser um psicoterapeuta? E quais seriam suas prerrogativas, responsabilidades e limites? (Fim do testemunho.)


Resposta: qualquer “psicoterapeuta” que ainda possua algum bom senso e amor pós-cristão ao próximo pode fazer o bem às almas aflitas, mas o bem se fará muito mais por sua caridade e bom senso do que por quaisquer palavrórios pseudocientíficos. Ele tem as prerrogativas, as responsabilidades e os limites de qualquer homem para com seus semelhantes. Mas que não finja ser nenhum tipo de padre ou “cientista” no verdadeiro sentido dessas palavras, pois só estará sendo um pseudocientista e um substituto ímpio de um padre piedoso.


Kyrie eleison.

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page