Resposta ao comunicado de Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo de Macapá - AP
- Mosteiro da Santa Cruz

- há 39 minutos
- 2 min de leitura

+
PAX
Resposta ao comunicado de
Dom Antônio de Assis Ribeiro,
bispo de Macapá - AP
Em consequência de uma visita à cidade de Macapá, o bispo local, Dom Antônio de Assis Ribeiro, fez um comunicado a respeito de nossa comunhão com o Papa. Ele afirma que não somos católicos e que não estamos em comunhão com a Igreja.
Nossa resposta é que estamos em comunhão com o Papa quanto à sua função, mas não quanto aos erros que este Papa e todos os Papas conciliares professam, como, por exemplo, o ecumenismo, que os faz elogiar as falsas religiões e promover ou permitir cerimônias ecumênicas com os protestantes e com outros representantes de falsas religiões.
Não querer nos tornarmos protestantes não é deixar de ser católico, muito pelo contrário. Ora, a Missa Nova e as doutrinas modernistas e progressistas do Concílio Vaticano II aceleraram a protestantização de nosso país e a apostasia no mundo inteiro.
Nós estamos em comunhão com a Igreja Católica que condenou os erros dos Papas conciliares e proclamou a realeza social de Nosso Senhor, a qual foi negada pelo Concílio. Pio XI, pela encíclica Quas Primas, ensinou de maneira solene que Nosso Senhor deve reinar sobre as nações. Esta doutrina foi negada pelo Vaticano II, para grande satisfação dos inimigos da Igreja.
Quem, então, está em comunhão com a Igreja? Nós ou Dom Antônio?
Dom Antônio é contra ou a favor do Ecumenismo que destrói a fé em nosso país?
É ele contra ou a favor do Liberalismo que nega o Cristo Rei?
Dom Antônio faz apelo ao Direito Canônico para convencer a todos que nós não temos direito de atender fiéis católicos em Macapá. Mas o próprio Direito Canônico diz que a suprema lei da Igreja é a salvação das almas, como é declarado no último cânon do mesmo Código, o cânon 1752: na Igreja, a suprema lei é a salvação das almas¹.
É pensando na salvação das almas que nos dirigimos a Macapá. É pensando nesta salvação que recorremos à Santíssima Virgem, que venceu todas as heresias e que nos obterá, pela sua mediação, o triunfo de seu Filho, Nosso Senhor, que ama a Sua Igreja e não a deixará jamais perecer.
Dom Tomás de Aquino, O.S.B.
Prior do Mosteiro da Santa Cruz
_________
¹ “...salute animarum, quae in Ecclesia suprema semper lex esse debet.”
*
Trecho do pronunciamento em questão
*
NOTA PÚBLICA sobre pronunciamento do bispo de Macapá,
por S.E.R. Dom Tomás de Aquino
U.I.O.G.D.


