top of page

Comentários Eleison nº 871


Por Dom Williamson

Número DCCCLXXI (871) – 23 de março de 2024


LATIM e GREGO


A boa educação não é algo difícil de encontrar.

O que já foi testado e comprovado? Latim e Grego.


O valor dos clássicos pré-cristãos na educação católica é um assunto que gera alguma controvérsia. Por exemplo, um famoso católico antiliberal do século XIX, Monsenhor Gaume, argumentou que os autores clássicos em latim e grego seriam demasiado impuros para serem utilizados nas escolas católicas. Mas isso nos parece um exagero. Para fins de educação no nível natural, há demasiado valor real nos clássicos latinos e gregos para que sejam absolutamente rejeitados. Os clássicos gregos e latinos são produtos de homens inteligentes e sérios que pensaram muito sobre a vida, e que apresentam, pelo dom de Deus, muitas verdades sobre a vida e a natureza humana. É verdade que as impurezas estão espalhadas por toda parte, mas não são a peça central, e sim um elemento secundário. Um exemplo notável seria a Eneida de Virgílio, que mantém um nível moral tão elevado, que foi amplamente consultada no auge da Idade Média por sua visão elevada da vida.


Em suma, a sociedade cristã é sobrenaturalmente superior à sociedade dos antigos clássicos, mas essa antiga sociedade clássica é muito superior, naturalmente, à degenerada sociedade moderna. Sob a perspectiva da educação, é especialmente fácil defender a superioridade integral do latim e do grego, em oposição a uma educação nas línguas modernas ou nas ciências modernas. Uma boa educação proporcionará disciplina para os corações e as mentes dos jovens, cultura para as suas almas, e história para as suas vidas. Somente o latim e o grego fornecem as três coisas; o latim fornece a prática dos fundamentos, e o grego fornece a teoria.


DISCIPLINA: O latim é uma língua extremamente lógica, que exige muita reflexão para desemaranhar: sujeito, verbo, objeto e assim por diante. Também há disciplina na aprendizagem da Matemática, Física, Química, Informática e Tecnologia, etc., mas tudo o que há ali é material, determinado, não humano, precisamente e orgulhosamente abstraído de tudo o que é espiritual, livre ou humano. E o que os jovens já não aprendem na escola, nem com os avós, nem mesmo com os pais, têm de encontrar na sarjeta, fornecido por Hollywood, pela Internet, em seu smartphone, etc. É sorte se eles tiverem ao menos um treinador esportivo que seja humano! No deserto espiritual de uma educação “científica”, quanta influência benéfica um simples treinador pode ter...


CULTURA: Quando se trata de educar e formar os corações e as almas dos jovens (corações e almas que eles têm, com necessidades imperiosas), então as “ciências” mencionadas acima são simplesmente inúteis, enquanto as línguas modernas são uma segunda opção, porque toda a modernidade desde a “Reforma” e a sua cultura estão mais ou menos manchadas pela apostasia, pela guerra contra Deus. É claro que as culturas latina e grega não estão livres do pecado original, mas estão singularmente livres da Reforma e de todas as suas consequências, apresentando uma visão mais simples e pura dos fundamentos da natureza e da vida humana. São, assim, uma grande ajuda na formação dos jovens.


HISTÓRIA: As culturas latina e grega estão inscritas na história de toda a civilização ocidental, e já é bastante tarde para que a cultura de qualquer outra língua alcance o mesmo. O latim e o grego foram duas das três línguas pregadas na Cruz de Nosso Senhor. O grego foi a língua do Novo Testamento. Roma rapidamente se tornou o centro da Igreja. “A história é a mestra da vida”, diz um velho e sábio provérbio, e aprender latim e grego é necessariamente aprender um pouco da história grega e romana. Em 1984, George Orwell escreveu: “Quem controla o passado, controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado”. Portanto, quem controla as nossas escolas hoje, controla o nosso futuro. E essas pessoas estão atualmente trabalhando arduamente, desconsiderando o latim e o grego, fazendo com que a história comece com a Segunda Guerra Mundial, o que é muito mais facilmente manipulável do que lidar com a história antiga. O que isso nos diz sobre a educação moderna? Algo que não é nada bom: ela está formando ovelhas para o Anticristo.


Kyrie eleison.

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page