top of page

Comentários Eleison nº 904


Por Dom Williamson

Número CMIV (904) – 9 de novembro de 2024


BISPO PRUDENTE


Um Bispo guarda seu rebanho pela verdade que a este transmite.

Os modernistas têm transformado aquela doutrina em mentira.


Há pouco mais de um mês, morreu um dos quatro Bispos consagrados em 1988 pelo Arcebispo Lefebvre sem a permissão do Papa. A causa foi uma fratura no crânio após cair de uma escada de pedra no Seminário de Écône, na Suíça, onde vivia há muitos anos. Sua Excelência, Dom Tissier de Mallerais, tinha 79 anos, e, em uma longa vida, prestou serviços consideráveis ​​à Fraternidade Sacerdotal São Pio X. Para comemorar sua saída deste "vale de lágrimas", permitamos que estes "Comentários" recordem aqui pelo menos três ocasiões de seu combate, com a gratidão de todos nós a ele, e com nossas orações pelo repouso de sua alma.


Em primeiro lugar, no final da década de 1960, nos últimos dias do primeiro ano de um Seminário que o Arcebispo projetou, muitos dos novos seminaristas o deixaram, fazendo com que ele chegasse muito perto de desistir de seu projeto, como se este não tivesse futuro. Foram dois desses jovens seminaristas que o persuadiram a não desistir, e a tentar novamente no ano letivo seguinte. Um foi Paul Aulagnier, que foi praticamente o fundador Distrito da Fraternidade na França. O outro foi Bernard Tissier de Mallerais, que mais tarde se tornaria Bispo da Fraternidade. Onde estaria a Igreja Católica — e o mundo — hoje, se os dois não tivessem convencido o Arcebispo a perseverar no que se tornaria a ponta de lança da defesa da Tradição Católica em uma Igreja e um mundo enlouquecidos?


Em segundo lugar, na década de 1980 o Arcebispo estava travando uma luta mortal contra os inimigos maçônicos infiltrados que tinham firmemente em mãos o poder na Igreja que lhes fora entregue pelo Vaticano II, como uma punição justa de Deus pela apostasia mundial da humanidade. O principal problema era doutrinário: os erros conjuntos da liberdade religiosa e do falso ecumenismo, ambos estavam minando profundamente todo o dogma católico. Foi no Pe. Tissier que o Arcebispo confiou amplamente para expor a verdadeira doutrina da Igreja a fim de deixar claro por que a Tradição Católica, que estava sendo traída pelos modernistas, tinha de ser defendida a todo custo. A inspiração veio do Arcebispo, mas o Pe. Tissier foi seu instrumento executivo.


E em terceiro lugar, em 2006, o Bispo Tissier deu uma séria entrevista a Stephen Heiner, que escrevia então para The Remnant, revista católica americana que certamente tem o texto completo disponível em seus arquivos. Quando Heiner pensou que tinha terminado a entrevista, o Bispo contestou – não, Heiner tinha deixado de fora o essencial — mais uma vez a doutrina, os horríveis erros doutrinários, do Papa Bento XVI. Fica claro na última parte da entrevista que o Bispo se deu ao trabalho de ler o que o padre Ratzinger realmente havia escrito no início de sua carreira como "teólogo". Quantos de nós realmente se deram a esse trabalho? Com ​​justiça, o Bispo diz a Heiner que não sabe se o Papa Ratzinger renunciou à sua tolice sentimental, mas Tissier também disse que em 2006 Ratzinger ainda não havia se retratado de seus erros. Eis uma citação das páginas 232 a 233, traduzida do alemão do livro de Ratzinger, Introdução ao cristianismo, que apareceu em 1968:


... alguns textos de devoção parecem sugerir que a fé cristã na cruz entende Deus como um Deus cuja justiça inexorável exigiu um sacrifício humano, o sacrifício de Seu próprio Filho. E fugimos com horror de uma justiça, cuja raiva obscura remove qualquer credibilidade da mensagem de amor”.


Em outras palavras, a Cruz seria horrível demais para ser verdade, porque Deus Pai não poderia ter exigido um sacrifício tão cruel de Seu Filho amado, pois tal crueldade contradiria a nova religião conciliar de “amor”. Aqui está o modernismo, puro e simples. Compare como Santo Inácio dedica toda a Primeira Semana dos Exercícios Católicos para fazer os retirantes compreenderem o quão graves seus pecados foram. O Pe. Ratzinger estava transformando a Fé em mingau. O Bispo Tissier estava guardando a Fé. Procure ler a entrevista completa de Tissier por Heiner.


Obrigado, Excelência. Que o senhor descanse em paz.


Kyrie eleison.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários Eleison nº 907

Por Dom Williamson Número CMVII (907) – 30 de novembro de 2024 PUNIÇÃO CORPORAL É Deus quem projeta e cria todas as crianças. Se se...

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page