top of page

Comentários Eleison nº 840



Por Dom Williamson

Número DCCCXL (840) – 19 de agosto de 2023


A MULHER NAS ESCRITURAS – I


A que ponto a mulher e o homem modernos saíram fora dos trilhos!

Que sofrimentos serão necessários para trazê-los de volta?


Nossos tempos estão repletos de confusão sobre o assunto homem e mulher. Aqui embaixo, o próprio Deus fala sobre ele. E deve conhecê-lo, uma vez que foi Ele quem nos projetou, e não nós mesmos (Sl 99, 3).


Gen. II, 18 - 24: Um adjutório.


18 E o Senhor Deus disse: Não é bom que o homem esteja só: façamos dele um adjutório semelhante a ele... 21 Então o Senhor Deus lançou um sono profundo sobre Adão; e enquanto ele dormia profundamente, tomou uma de suas costelas e encheu-a de carne. 22 E o Senhor Deus fez da costela que tomou de Adão uma mulher: e a trouxe a Adão. 23 E Adão disse: Isto agora é osso dos meus ossos e carne da minha carne; ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada. 24 Portanto deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois numa só carne.


Gen. III, 16: A Queda: punição, submissão


Disse também à mulher: “Multiplicarei as tuas dores e as de tuas concepções; com dor darás à luz filhos, e estarás sob o poder de teu marido, e ele terá domínio sobre ti.


1 Cor. XI, 3 - 12: Hierarquia


3 Mas quero que saibais que a cabeça de todo homem é Cristo; e a cabeça da mulher é o homem; e a cabeça de Cristo é Deus... 7 Na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e a glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem. 8 Pois o homem não é da mulher, mas a mulher do homem. 9 Porque o homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.


Ef. V, 21 - 33: Casamento


22 As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor; 23 Porque o marido é cabeça da esposa, como Cristo é cabeça da igreja, Seu Corpo, da qual Ele é o salvador. 24 Portanto, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres estejam sujeitas a seus maridos em tudo... 33 Contudo, cada um de vós em particular ame a sua mulher como a si mesmo; e a mulher tema a seu marido.


Col. III, 18 - 21: Família


18 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém no Senhor. 19 Maridos, amem suas esposas, e não sejam ásperos com elas. 20 Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, porque isto agrada ao Senhor.


1 Tm. II, 9 - 15: Salvação, Maternidade


11 Que a mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. 12 Mas não permito que a mulher ensine, nem tenha autoridade sobre o homem, mas que esteja em silêncio. 13 Pois Adão foi formado primeiro; então Eva. 14 E Adão não foi seduzido; mas a mulher, sendo seduzida, caiu em transgressão. 15 No entanto, ela será salva dando à luz filhos... se ela permanecer com modéstia na fé, na caridade e na santificação.


Tit. II 4 - 5: Moças / Amor à família


4 Para que ensinem as moças a serem prudentes, a amarem seus maridos e seus filhos, 5 que sejam discretas, castas, sóbrias, cuidadoras da casa, mansas, sujeitas aos seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.


I Pd. III, 1 - 7: O sexo frágil


1 Do mesmo modo, também as esposas sejam submissas a seus maridos; para que, se alguns não crerem na palavra, sejam conquistados mesmo sem a palavra da pregação, pelo trato de suas mulheres... 5 Porque assim também se adornavam as santas mulheres que esperavam em Deus, sendo submissas a seus maridos... 7 Vós, maridos, habitai com elas sabiamente, dando honra à mulher como ao vaso mais frágil, e como co-herdeiras da graça que dá a vida, para que nada se oponha às vossas orações.


Kyrie eleison.

Comments


*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page