fev 241 min

O NOME E A COISA

Atualizado: fev 26

+

PAX

O NOME E A COISA

24 de fevereiro de 2024

Tradição, Fidelidade, Resistência: três palavras, três coisas? Não, apenas uma. Qual? A guarda do depósito da fé. Esse é o papel dos bispos. Dom Lefebvre guardou e protegeu esse depósito. Nós também, da melhor forma possível, queremos protegê-lo. Isso é Tradição.

O papel do bispo é guardar o depósito da fé em sua alma e ao seu redor. Dom Lefebvre negou que fosse o chefe dos tradicionalistas. Negou ter "seguidores". Ele era simplesmente um bispo que resistia. Não queria que nada muito humano atrapalhasse seu testemunho e seu combate. Não queria que a Tradição fosse equiparada a uma seita ou a um movimento de qualquer tipo. A Tradição é a Igreja.

O chefe é Nosso Senhor, e é a Ele que seguimos. Ademais, se seguimos Dom Lefebvre, é porque os chefes, pontífices e santos foram feitos para serem seguidos, porque eles seguem Nosso Senhor.

Dom Lefebvre recusava o título de chefe, mas o fato é que ele era nosso pastor. As ovelhas entenderam claramente que era ele quem iria salvá-las do naufrágio, que era preciso segui-lo, não como "seguidores", mas como católicos, para não perderem suas almas.

No que nos diz respeito, dizemos: somos da Tradição, somos de Dom Lefebvre, somos de Nosso Senhor. Não somos toda a Tradição, mas somos, e queremos ser, da Tradição.

Os outros nomes exprimem nossa determinação de não perder o depósito da fé, nossa determinação de lutar por ele, não com Dom Fellay, mas com Dom Lefebvre. Ele lutou com força e caridade. Isso é Tradição. Esse também é o nosso verdadeiro nome.

+ Tomás de Aquino O.S.B.

U.I.O.G.D.